Patrícia Lopes, uma professora de educação física residente em Vila Nova de Gaia, foi colocada no Agrupamento de Escolas de Esgueira, em Aveiro, e vê-se obrigada a percorrer quase 140 quilómetros cada vez que vai trabalhar.
Desde a sua casa até ao trabalho, Patrícia percorre cerca de 70 quilómetros e passa cerca de 40 minutos ao volante. O cenário repete-se ao final do dia, na volta para casa. Ao todo, diariamente, é obrigada a percorrer cerca de 140 quilómetros de estrada e perder quase uma hora e meia não remunerada atrás do volante.
Leia Também: Mulher de Barcelos perde 500 mil euros numa raspadinha porque funcionária do quiosque a rasgou por instinto
É verdade que quem corre por gosto não cansa, mas apesar da vocação de Patrícia pelo ensino e do seu gosto pela educação física, trabalhar a 70 quilómetros de casa é uma situação que causa algumas limitações na vida pessoal, especialmente no caso desta professora, que tem dois filhos e um marido com a mesma profissão.
Para estar com a família, Patrícia concorre apenas à Zona Norte no concurso nacional para obter uma vaga na escola pública. Neste ano letivo, foi colocada no Agrupamento de Escolas de Esgueira, em Aveiro, a cerca de 70 quilómetros da sua residência.