Prepare-se, poeiras do Saara voltam esta quinta-feira e trazem consigo partículas radioativas

Poeiras do Saara estão de volta esta quinta-feira e trazem consigo partículas radioativas

As poeiras do Saara estão de regresso ao território português esta quinta-feira e poderão trazer consigo vestígios de contaminação nuclear de testes realizados na Argélia nos anos 60.

Links patrocinados

Segundo a Associação para o Controle da Radioatividade no Ocidente (ACRO), uma associação francesa dedicada ao estudo da radioatividade no Ocidente, foi detetado Césio-137 nas poeiras trazidas pelo vento desde o deserto do Saara, que pintaram os céus de cor de laranja na semana passada.

O Césio-137 não pode ser encontrado naturalmente na natureza, resulta apenas do decaimento de urânio utilizado em armamento nuclear.

Links patrocinados

A associação francesa associa a presença das partículas radioativas aos ensaios nucleares que a França terá realizado na década de 1960 na Argélia.

Leia Também: Governo dos Açores prepara evacuação das pessoas por possível “evento catastrófico”

A ACRO alerta ainda para os perigos da poluição radioativa em África. “Esta poluição radioativa – ainda observável 60 anos após os lançamentos nucleares – recorda-nos a contaminação radioativa perene no Saara pela qual a França é responsável e sugere que as consequências devem ter sido particularmente elevadas durante a década de 1960”, pode ler-se no comunicado emitido pela associação.

As poeiras estão de volta a Portugal esta quinta-feira, associadas a períodos de chuva, o que deverá provocar a formação de lama.