Agência Europeia do Medicamento aprova vacina da Pfizer para crianças maiores de 5 anos

Agência Europeia do Medicamento aprova vacina da Pfizer para crianças maiores de 5 anos

A Agência Europeia do Medicamento autorizou esta quinta-feira o uso da vacina da Pfizer/BioNTech para crianças entre os 5 e os 11 anos de idade.

Links patrocinados

A Agência Europeia do Medicamento concluiu que os benefícios de inocular as crianças superam os riscos associados com a vacinação. “O estudo em crianças de 5 a 11 anos mostrou que a resposta imunológica ao Comirnaty administrado numa dose mais baixa (10 microgramas – µg) nesta faixa etária foi comparável à observada com a dose mais alta (30 µg) no grupo dos 16 a 25 anos”, pode ler-se no comunicado.

O estudo envolveu duas mil crianças, das quais 1305 receberam a vacina e as outras 663 crianças receberam placebo. Das 1305 crianças inoculadas, três desenvolveram Covid-19. No grupo das 663 crianças que receberam placebo, 16 desenvolveram a doença. Assim, a vacina revelou uma eficácia de 90.7% na prevenção de Covid-19 sintomático.

Links patrocinados

Leia Também: Faleceu o ator António Marques: “Hoje partiu um dos nossos”

Os efeitos secundários verificados foram semelhantes aos verificados nas crianças maiores de 12 anos: dor no local da injeção, cansaço, dor de cabeça, vermelhidão e inchaço no local da injeção, dores musculares e calafrios.

Apesar da autorização da Agência Europeia do Medicamento, cada Estado-membro europeu tem a independência de decidir por si a aplicação ou não da vacina nesta faixa etária.