Bastonária dos Enfermeiros cria esquema para sacar mais 10 mil euros com falsificação de quilómetros
Segundo o Ministério Público, Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, terá recebido mais de dez mil euros a que não tinha direito.
Ana Rita Cavaco foi acusada pelo Ministério Público dos crimes de peculato e falsificação de documentos, no âmbito de um processo-crime relacionado com o pagamento de quilómetros que nunca foram percorridos.
Segundo as informações avançadas pelo Expresso, a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros declarou ter feito, no mesmo dia, viagens entre Lisboa, Beja e Figueira da Foz. Para o mesmo dia apresentou também uma fatura de um jantar na Grelha Dom Feijão, em Lisboa.
No entanto, a procuradora Helena Almeida recorreu às leis da Física e conhecimento geográfico para provar que Ana Rita Cavaco não conseguia fazer “as deslocações que apresentou para pagamento à Ordem” e jantar em Lisboa.
Leia Também: Árabes já não querem Ronaldo na Arábia Saudita e ‘limpam os pés’ à sua camisola
Segundo a procuradora, o esquema envolve 18 dirigentes, ex-dirigentes e assessores da Ordem dos Enfermeiros, que terão adulterado informação “com o intuito de obter um benefício que sabia ser ilegítimo”, através do “forjamento de mapas de deslocação, declarando quilómetros que não percorreram”.
No total, foram pagos 61.298,92€ a todos os envolvidos, sendo que só a Ana Rita Cavaco foram pagos 10.631,16€. Caso fique provado em tribunal que os valores foram pagos indevidamente, os visados terão de devolver o dinheiro à Ordem.