Vem aí a maior onda de calor em Portugal: Uma semana de temperaturas entre os 40 e 45 graus
O mês de julho ainda agora começou, mas promete deixar memórias para os tempos vindouros, especialmente nos cadernos de registos dos meteorologistas, que apontam este mês como o mês mais quente desde que há registo.
Segundo o website Lusometeo, o mês de julho deverá ser palco de calor extremo e deverão registar-se as temperaturas médias mais elevadas desde que há registo, especialmente nos últimos 10 dias do mês.
“Podemos estar perante a maior onda de calor em Portugal, pelo menos desde 2003, tendo em conta a intensidade e duração… Pelo menos 6\7 dias com valores de temperatura entre 40 a 45 graus em amplas áreas do território, sendo que até mesmo no litoral são possíveis valores de 40 graus – mesmo junto ao mar”
Estas condições climatéricas deverão levar “à evolução da seca no Continente para os primeiros 15 dias do mês”, tornando muito provável que “a seca extrema se estenda à vasta maioria do território”.
Leia Também: Marroquino fingia ser barbeiro em Santarém para gerir tráfico de droga vinda de Espanha
Em todo o território nacional, incluindo as ilhas, é esperada uma onda de calor muito intensa que se começará a sentir já a partir do próximo fim de semana, com dias de muito calor e tempo geralmente seco.
A situação extende-se por toda a Europa, com vários países a quebrar recordes de temperatura. Na Espanha, Itália, Grécia e no Sul de França, é possível mesmo chegar aos 50ºC.