Câmara de Lisboa preparada para receber refugiados do Afeganistão

Câmara de Lisboa preparada para receber refugiados do Afeganistão

A Câmara Municipal de Lisboa mostrou hoje ter disponibilidade “logística e financeira” para acolher refugiados afegãos, numa operação da NATO e da União Europeia para proteger os cidadãos do Afeganistão, que viram o seu país invadido e conquistado pelos talibãs.

Links patrocinados

A autarquia revelou em comunicado que já manifestou a sua “total disponibilidade logística e financeira” para acolher o povo afegão, no âmbito de uma resposta europeia “que deve ser um exemplo de solidariedade e humanismo”.

A autarquia salienta ainda que “Lisboa é uma cidade comprometida com a defesa dos direitos humanos e da liberdade de expressão em todos os cantos do mundo”, acrescentando que considera “chocantes” as imagens da capital afegã, “onde os talibãs estão a retomar o poder”.

Links patrocinados

Leia Também: Imagens arrepiantes de multidão desesperada agarrada a avião militar que tenta descolar do Afeganistão

A principal preocupação da Câmara de Lisboa são as mulheres afegãs, “com caráter de especial urgência, aquelas que mais se expuseram no espaço público nos últimos anos”.

Portugal juntar-se-á assim à operação da NATO e da UE que visa proteger os cidadãos afegãos. O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, salientou este domingo que o Governo está a acompanhar a situação do Afeganistão “com grande preocupação”.