Camilo Mortágua, de 87 anos, foi dado como desaparecido em Alvito, Beja, desde a manhã deste domingo. Camilo Mortágua é pai de Joana e Mariana Mortágua, as deputadas gémeas do Bloco de Esquerda.
O alerta para o desaparecimento foi dado pela mulher de Camilo Mortágua, após tomar conhecimento de que o marido não chegara ao destino e este estar incontactável.
Inicialmente foi reportado um carro abandonado no Fundão, que pensou tratar-se da viatura de Camilo, mas as diligências realizadas comprovaram que não se tratava da viatura procurada.
Já durante a madrugada desta segunda-feira, Joana Mortágua escreveu nas redes sociais que o pai Camilo Mortágua, de 87 anos, foi encontrado, bem de saúde. De acordo com o JN, foi localizado num hotel em Castelo Branco.
Joana Mortágua, filha de Camilo, tomou conhecimento do desaparecimento ainda no domingo, durante uma ação de campanha do Bloco de Esquerda, em Ferreira do Alentejo. A deputada do BE abandonou Catarina Martins e deslocou-se para a casa da mãe, a cerca de 30 quilómetros do local.
Camilo Mortágua foi um dos mais conhecidos lutadores antifascismo em Portugal, tendo participado ativamente em muitas das ações contra o regime. A 10 de junho de 2005, foi condecorado pelo Presidente da República Jorge Sampaio com o título de Grande Oficial Ordem da Liberdade.