Camionista de Celorico de Basto preso por transporte ilegal de imigrantes na Grécia

Camionista de Celorico de Basto preso por transporte ilegal de imigrantes na Grécia

Português encontra-se preso desde o dia 10 de janeiro, na Grécia, por transporta ilegal de imigrantes.

Luís Marques, de 47 anos, foi detido após terem sido encontrados quatro imigrantes dentro do camião que transportava. O detido alega estar inocente e que não tinha conhecimento dos indivíduos, três do Afeganistão e um do Irão, tinham entrado no veículo.

O homem, pai de dois menores de 9 e 11 anos, já não conseguia suportar as despesas e teve a necessidade de se tornar camionista internacional devido à pandemia do Covid-19. Desta forma, o motorista decidiu aceitar a proposta do patrão de transportar uma carga de garrafas de gás para a Grécia.

Em entrevista, a sua mulher Lúcia Moura, contou ter recebido uma chamada do seu marido, dois dias antes de ser preso, a contar que se sentiu ameaçado.

“Disse-me que, às três da manhã, ouviu um barulho, saiu do camião e viu um cabo do reboque rebentado e três pessoas a fugir. Nunca se apercebeu de que estavam indivíduos lá dentro, por causa da carga”, contou Lúcia.

Em outra entrevista, Lúcia refere que “não sabia que tinha” imigrantes no camião e que, nessa sexta-feira, Luís avisou a empresa que lhe tinham “cortado o cabo de aço e que lhe tinham rebentado o reboque”.

Luís Marques, está detido por tráfico humano que, segundo o depoimento dos imigrantes ilegais, Luís Marque foi pago para os transportar, embora não haja provas nenhumas.

A embaixada de Portugal em Atenas tem estado em diálogo com a família e certificou-se de que “eram garantidas condições condignas de detenção”