Ciclista perde a vida em prova de BTT em Leiria

Atleta caiu a meio da prova de BTT e entrou em paragem cardiorrespiratória.

Um ciclista amadora Figueiras BTT, de Lousada, perdeu a vida este domingo enquanto participava numa prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), que se disputava na primeira pista fixa de BTT em Portugal, na Aldeia do Desporto, em Marrazes, Leiria.

João Silva estava a transpor um obstáculo, designado por ‘pump track’, perto da reta da meta, quando sofreu uma aparatosa queda e entrou em paragem cardiorrespiratória.

Os Bombeiros Voluntários de Leiria, que dispunham de um posto médico avançado no circuito, agiram de imediato e encontraram a João Silva, de 62 anos, já inconsciente. O atleta era muito experiente e premiado.

O ciclista foi imobilizado e iniciadas de imediato manobras de reanimação até a morte vir a ser confirmada por uma equipa médica do INEM, já depois de o atleta ser retirado da pista de obstáculos.

Quando a queda ocorreu, a organização desviou os outros atletas para um percurso alternativo, permitindo que a prova continuasse ao longo do dia. O evento contou com a participação de 600 atletas de 60 equipas – portuguesas, espanholas e francesas – e a vitória foi conquistada por Mário Costa.