Cobra avistada junto à Segunda Circular em Lisboa causa alarme entre transeuntes

Cobra avistada junto à Segunda Circular em Lisboa causa alarme entre transeuntes

Uma cobra encontrada na manhã desta segunda-feira, junto à Segunda Circular, em Lisboa, deixou alguns transeuntes alarmados, apesar de se tratar de uma espécie inofensiva e muito comum na capital.

Links patrocinados

Segundo Diogo Oliveira, biólogo e fotógrafo de natureza, trata-se de uma “cobra-de-ferradura”, uma espécie “bastante comum na cidade de lisboa”. “Ela alimenta-se principalmente de roedores e insetos. Nas cidades elas conseguem encontrar este alimento nos espaços verdes, em quintais, em edifícios abandonados, e outros espaços mais apertados (debaixo de entulho, entre outros)”, explicou.

Normalmente, particularmente em dias de maior calor, estas cobras escondem-se debaixo do solo, onde a temperatura é mais baixa, e saem apenas de noite para caçar, mas por vezes acabam por andar à superfície, em lugares mais perigosos para si, como estradas, quando estão à caça de alimento.

Links patrocinados

Leia Também: Homem morre de doença súbita enquanto apanhava navalheiras na praia das Amoreiras

Diogo Oliveira alerta, no entanto, que estas cobras são importantes no controlo natural da população de ratos, um fator fundamental nos ecossistemas citadinos, principalmente nas cidades mais antigas, cujos sistemas de esgotos estão repletos de roedores.