Combustíveis voltam a subir já na próxima segunda-feira

Combustíveis voltam a subir já na próxima segunda-feira

Apesar da forte onda de indignação dos portugueses nos últimos dias, nada parece conseguir parar o aumento do preço dos combustíveis em Portugal.

Esta semana o preço dos combustíveis alcançaram um nível histórico em Portugal, quando uma gasolineira de Beja colocou a gasolina ao preço de 2 euros por litro. Entretanto, já existem vários postos de abastecimento onde este valor é ultrapassado.

A subida vai continuar e, no início da próxima semana, o preço dos combustíveis deverá aumentar mais cerca de 1,5 cêntimos, tanto na gasolina como no gasóleo.

Este valor já foi confirmado à SIC por fonte do setor, que explica que o aumento acontece por causa da subida de preço dos produtos refinados nos mercados internacionais, numa altura em que os combustíveis já estão em preços recorde.

Esta será a 39.ª vez que os combustíveis sobem de preço só este ano, em Portugal.

Leia Também: Costa recusa baixar impostos dos combustíveis e dá desculpa das alterações climáticas

Mas não é apenas o valor dos produtos refinados que contribuiu para a escalada de preços, uma vez que em Portugal mais de metade do valor pago por um litro de combustível vai para o Estado, sob a capa da taxa de carbono, que o Governo recusa aliviar.

Contra estes aumentos, estão a ser preparados manifestações e protestos em todo o país. Há, inclusive, um grupo no Facebook que, em menos de um dia, reuniu mais de 200 mil pessoas para ser realizada uma greve de combustíveis já amanhã, sexta-feira, dia 15.