Constança Braddell luta pela vida: “O prognóstico é grave e pouco esclarecedor”

Constança Braddell luta pela vida: "O prognóstico é grave e pouco esclarecedor"

Constança Braddell, de 24 anos, continua internada e com um quadro clínico muito complicado. 

Links patrocinados

A jovem de 24 anos comoveu o país quando, a 5 de março, fez um post na sua rede social Instagram a partilhar o seu testemunho e a pedir a celeridade do Infarmed. Constança sofre de fibrose quística, uma doença genética que afeta principalmente os pulmões e reduz a esperança de vida.

Naquele post no Instagram, a jovem pedia que o Infarmed disponibilizasse o medicamento “Kaftrio” em Portugal, na esperança que fosse melhorar a sua situação. O seu desespero emocionou os milhares de pessoas que partilharam a sua publicação, incluindo famosos como Júlia Palha, Agir ou Maria Cerqueira Gomes.

Links patrocinados

A jovem recebeu o tratamento que pedia e chegou a apresentar melhorias significativas, tendo agradecido o apoio dos portugueses no Instagram. Agora, quatro meses depois da publicação inicial, Constança encontra-se, de novo, a lutar pela vida.

“Começou com um pneumotórax [emergência médica, que resulta no colapso total ou parcial do pulmão]. Depois deu-se um agravamento do quadro clínico. Ainda estão a ser apuradas as causas. Não se pode atribuir somente à fibrose quística. O prognóstico é grave e pouco esclarecedor. A equipa está a fazer o melhor possível”, explicou a irmã da jovem.

Apesar da gravidade da situação, a família mantém a esperança: “Temos visitado a minha irmã. A situação está a ser muito complicada para ela. Temos de resguardá-la para que isto tenha o melhor desfecho possível. Ela está a ser acompanhada pela sua médica pneumologista de referência. A meta ainda é muito longa”, acrescentou.