Dois terroristas do Estado Islâmico detidos em Lisboa. Estavam a morar na capital

Dois terroristas do Estado Islâmico detidos em Lisboa. Estavam a morar na capital

Dois homens iraquianos foram detidos pela Unidade Nacional Contraterrorismo da Polícia Judiciária, esta quarta-feira, por suspeita de terrorismo.

Os detidos, de 32 e 34 anos, são dois irmãos iraquianos. Residiam nos arredores de Lisboa, onde foram detidos, e vivem em Portugal desde 2017. Têm sido monitorizados desde que vivem em Portugal, por suspeitas de terem praticado crimes violentos no Iraque. Em Portugal, não terão praticado qualquer crime.

“As provas recolhidas indiciam que estes dois indivíduos assumiram distintas posições na estrutura do ISIS / Daesh, sendo os mesmos igualmente objeto de investigação por parte das competentes Autoridades Judiciárias iraquianas”, explicou a Polícia Judiciária, em comunicado.

Leia Também: Febre “misteriosa” está a matar dezenas de crianças: “Estão a morrer muito rapidamente”

A operação contou com a colaboração nacional do Serviço Estrangeiro e Fronteiras e internacional das autoridades judiciárias iraquianas, através da UNITAD-ONU. A colaboração dos peritos da Unidade de Perícia Tecnológica Informática da PJ foi fulcral na operação.

Os detidos serão ouvidos pelo Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa na tarde desta quinta-feira, onde lhe serão aplicadas as medidas de coação tidas por adequadas.