DGS recomenda abstinência sexual e isolamento para combater surto de varíola-dos-macacos

DGS recomenda abstinência sexual e isolamento para combater surto de varíola-dos-macacos

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) anunciou esta terça-feira as medidas de saúde pública que visam combater o surto de varíola-dos-macacos em Portugal, que conta já com 100 casos confirmados, tornando-se no país com mais casos confirmados por milhão de habitantes.

Links patrocinados

A DGS recomenda a privação de contactos próximos, a abstinência sexual, não partilhar roupa ou objetos pessoais e o isolamento físico até à queda das crostas provocadas pela doença.

Além destas recomendações, os casos prováveis ou confirmados deverão garantir a higienização das superfícies e objetos com os quais entrem em contacto e não deverão permanecer no mesmo espaço que pessoas imunodeprimidas, grávidas e crianças.

Links patrocinados

Leia Também: João Rendeiro retirado da morgue

Se tiver sintomas, deverá evitar ainda o contacto com animais domésticos e com outros animais, especialmente roedores. Em caso de suspeita, deve alertar as autoridades de saúde e deverá cobrir todas as lesões e utilizar máscara facial quando se deslocar a uma unidade de saúde, sempre depois de contactar o SNS24, que acompanhará o caso.