Dois homens detidos pela ASAE por assarem leitões para venda entre ratos e pulgas

Dois homens detidos pela ASAE por assarem leitões para venda entre ratos e pulgas

Leitões eram mortos e assados em condições de higiene lastimáveis. ASAE deteve os dois homens.

A ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) suspendeu a atividade de um matadouro e assador de leitões no concelho de Elvas, distrito de Portalegre, que operava de forma ilegal. O anúncio foi feito pela própria entidade esta segunda-feira.

Dois homens foram detidos na sequência desta fiscalização realizada no distrito de Portalegre, sem especificar em concreto o local onde foi feita a apreensão e detenção de dois homens com idades entre os 50 e os 60 anos.

Sem relevar o local exato, fonte da autoridade precisou que a operação teve lugar no concelho de Elvas.

Leia Também: ‘Populares’ tentam libertar homem detido por agredir agentes da PSP em Cascais

A ação surgiu “na sequência de uma investigação no âmbito do combate a ilícitos criminais contra a saúde pública, designadamente abate clandestino”.

Resultou, segundo a ASAE, no desmantelamento de um local “onde se procedia de forma ilícita, camuflada e sem condições técnico-funcionais e de higiene ao abate de animais”, neste caso, leitões, bem como ao “assamento dos mesmos e respetiva comercialização, sem a devida inspeção sanitária dos animais para despiste de doenças”.

“Foram detidos dois indivíduos [e] determinada a suspensão total da atividade do assador de leitões não licenciado e sem condições mínimas exigíveis para o seu funcionamento”, lê-se no referido comunicado.

Da ação resultou a instauração de um processo-crime pela prática do crime contra a saúde pública de abate clandestino.