Encarnação Sousa, a mulher mais velha de Portugal, morre aos 113 anos

Encarnação Sousa, a mulher mais velha de Portugal, morre aos 113 anos

Encarnação Sousa, natural de Tourais, em Seia, era a mulher mais velha de Portugal até à madrugada desta quinta-feira, quando acabou por falecer, aos 113 anos.

Links patrocinados

Encarnação nasceu a 20 de março de 1909, em Tourais, uma pequena aldeia do concelho de Seia, quando o regime político em Portugal ainda era a monarquia, que viria a ser extinta no ano seguinte.

Durante a sua longa vida, teve 9 filhos, 14 netos, 23 bisnetos e 3 trinetos. “Foi um exemplo para todos os filhos e uma guerreira que sempre nos encheu de orgulho com a sua coragem”, afirmou a filha, Manuela Sousa Santos, de 76 anos.

Links patrocinados

Leia Também: Construtor civil morre em queda do terceiro andar durante obras em prédio em Vila Nova de Gaia

Maria Helena Batista, funcionária do Centro Social Paroquial Nossa Senhora Assunção, que cuidava de Encarnação Sousa, refere que a idosa “estava sempre bem-disposta, gostava de conversar e todos os dias, à refeição, bebia um copo de vinho da adega de Vila Nova de Tazem”.

Na quarta-feira, a idosa foi levada para o Hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz, em Oliveira do Hospital, devido à perda de apetite que sentiu nos últimos dias. Acabou por falecer na madrugada de quinta-feira.