Enfermeira detida por fingir que dava vacinas em troca de 400€
As autoridades italianas detiveram uma enfermeira na Sicília, que simulava aplicar vacinas da Covid-19, num esquema para obter certificados de vacinação.
A Itália restringiu recentemente a circulação aos cidadãos que não estiverem vacinados, proibindo o seu acesso a bares, restaurantes, museus, discotecas, cinemas e eventos desportivos. Desde a aplicação dessas medidas, registou-se um aumento da procura da vacinação, para terem acesso a um certificado de vacinação.
No entanto, foram já montados vários esquemas falsos para obtenção de certificados digitais fraudulentos e há quem chegue a pagar 400 euros para ter um certificado falso.
As autoridades italianas detiveram três pessoas, na Sicília, em Itália, acusadas de corrupção e falsificação. Um dos detidos é uma enfermeira, que simulava aplicar as vacinas, mas não administrava realmente o fármaco no braço dos utentes.
Leia Também: Carrinha de centro de testagem funcional e autorizado bloqueada e multada pela EMEL
As autoridades utilizaram uma câmara oculta para registar o esquema e puderam observar a enfermeira a esvaziar a seringa num lenço de papel, antes de simular a inoculação no utente.