Este verão foi o mais quente da Europa nos últimos 30 anos

Este verão foi o mais quente da Europa nos últimos 30 anos

Segundo os dedos divulgados pelo Serviço de Monitorização das Alterações Climáticas do programa Copernicus, o verão de 2021 foi o mais quente dos últimos 30 anos.

Links patrocinados

Segundo os dados divulgados esta terça-feira, “a temperatura média de junho a agosto para a Europa em 2021 estava perto de 1ºC acima da média de 1991-2020, tornando-o o verão mais quente”.

Apesar de este ter sido o verão mais quente, a diferença foi de apenas 0.1ºC entre a temperatura média do verão de 2021 e os verões mais quentes anteriores, os de 2010 e 2018.

Links patrocinados

Apesar da média das temperaturas europeias ter sido a maior dos últimos trinta anos, os investigadores do programa Copernicus lembram que foram verificadas condições muito contrastantes nos vários pontos da Europa. Foram atingidas “temperaturas máximas recordes em países mediterrâneos”, “temperaturas mais altas do que a média no leste”, mas também “temperaturas abaixo da média no norte”.

Leia Também: Dono de papelaria foge com raspadinha de 500 mil euros que cliente premiada tentava levantar

Estes dados reforçam as previsões dos cientistas para o futuro do clima mundial devido às alterações climáticas, com um aumento da temperatura média global, mas uma maior disparidade entre as temperaturas de diversos pontos.