João Lourenço, Ex-Presidente da Câmara de Santa Comba Dão escapa à prisão devido a Alzheimer. Desviou centenas de milhares de euros

Ex-Presidente da Câmara de Santa Comba Dão escapa à prisão devido a Alzheimer

João Lourenço, antigo Presidente da Câmara de Santa Comba Dão, escapou a uma pena de prisão de sete anos por ter sido diagnosticado com Alzheimer.

Links patrocinados

João Lourenço foi condenado a sete anos de prisão pelos crimes de prevaricação de titular de cargo público e fraude na obtenção de subsídios. O ex-autarca abria concursos para obras já realizadas e recebia fundos comunitários por obras que nunca chegavam a existir.

O tribunal conseguiu provar os factos imputados ao ex-autarca, mas viu-se obrigado a suspender a pena de prisão devido ao diagnóstico da doença de Alzheimer. “É de lamentar a sua saúde mental. A lei não permite aplicar uma pena efetiva, não há perigosidade, a pena fica por isso suspensa”, afirmou o juiz-presidente, Júlio Gantes.

Links patrocinados

Leia Também: Já se sabe quem foram os jovens alunos que espancaram gato dentro de saco em Barcelos

Além de João Lourenço, foram também condenados os restantes oito arguidos envolvidos no processo, entre os quais, António Lemos, dono da construtora Embeiral. A empresa de construção foi condenada ao pagamento de 157 500€ ao Estado.