Fogo da Serra da Estrela volta a reacender e arrasa zona de Gouveia

Fogo da Serra da Estrela volta a reacender e arrasa zona de Gouveia

Na Serra da Estrela, reserva natural que tem sido fustigada por grandes fogos nas últimas duas semanas, iniciou-se um novo incêndio, que conta já com mais de 2 centenas de operacionais no terreno, bem como quatro meios aéreos.

Links patrocinados

O fogo teve início na União de freguesias de Melo e Nabais, pelas 15h41 desta quinta–feira, altura em que foi dado o alerta pelo Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda.

“Está a evoluir pela encosta acima e já está na freguesia de São Paio e dentro da freguesia de Gouveia cidade, e em direção ao Curral do Negro, onde está o nosso parque de campismo e uma área de excelência de Gouveia”, revelou o vice-presidente da Câmara Municipal de Gouveia.

Links patrocinados

Leia também: Assalto na Baixa do Porto deixa um jovem em estado grave

A maior preocupação está, para além dos habitantes e das habitações localizadas nas regiões que estão a ser consumidas pelos incêndios, na fauna e na flora do Parque Ecológico de Gouveia, reserva natural da região e com grande simbolismo para os que aí vivem.

O vice-presidente refere que, apesar de não haver população em risco, o incêndio se está a deflagrar rapidamente, o que pode vir a ser um problema para os bombeiros, uma vez que as zonas são predominantemente de mato e floresta, a maioria inacessíveis para os operacionais no terreno.