Sargento da GNR desviou milhares de euros das multas que passava. José Silva foi agora expulso da GNR

Sargento da GNR desviou milhares de euros das multas que passava. José Silva foi agora expulso da GNR

José Henrique Cruz da Silva foi expulso da GNR e perdeu o direito aos benefícios daquela profissão, como a reforma e a assistência médica, por ter desviado nove mil euros de multas e gratificados feitos pelos subordinados.

Links patrocinados

O sargento foi castigado com a medida de coação mais gravosa do regulamento disciplinar, a expulsão da força de segurança, após terem ficado provados os crimes que praticou.

Os crimes ocorreram entre 2012 e 2013, quando o sargente comandava o posto de Lourosa, e só foram descobertos pelo seu sucessor, que se apercebeu das infrações após o sargento ser transferido para outro posto de comando. O sucessor de José Silva reportou as infrações superiormente e o processo seguiu para tribunal, onde o sargento foi considerado culpado de quatro crimes de peculato e condenado a uma pena de prisão, em 2016.

Links patrocinados

A pena de prisão viria a ser suspensa pelo Tribunal da Relação do Porto, que decidiu suspender a execução da pena de prisão efetiva, mediante o pagamento de uma indemnização de 8900 euros ao estado.

Leia Também: Mulher surpreendida e violada por dois homens nos passadiços de Fiães

O comandante-geral da GNR, o tenente-general Rui Clero, ratificou a decisão do processo disciplinar e expulsou José Henrique Cruz da Silva da GNR, perdendo todos os vínculos à força de segurança e perdendo todos os direitos que dela advinham.