Grávida e bebé morrem a caminho do Hospital de Guimarães

Grávida e bebé morrem a caminho do Hospital de Guimarães

Filho de Vânia Alves, de 26 anos, também não resistiu, apesar de estar na última fase de gestação.

Vânia Alves entrou pelo próprio pé na unidade hospitalar de Guimarães, durante a madrugada desta segunda-feira, após queixas de falta de ar. A jovem, grávida de 35 semanas, foi submetida a vários exames, que não revelaram nada de anormal. Sem mais queixas, foi-lhe dada alta hospitalar e voltou para casa.

Nesse mesmo dia, algumas horas mais tarde, já durante a tarde, voltou a ter os mesmos sintomas. Foram acionados os bombeiros das Taipas, mas mal entrou na ambulância sofreu uma paragem cardíaca. Morreu no percurso para o hospital. Também o filho, na última fase da gestação, não resistiu.

Tudo aconteceu em Sande São Clemente. Vânia, de 26 anos, tinha várias patologias. “Todo o protocolo clínico foi conduzido, desde o primeiro momento, conforme os procedimentos exigidos nestas situações. Tratava-se de uma utente com comorbilidades, tendo chegado a este hospital já sem vida. Como é protocolado nestas circunstâncias aguardamos o resultado da autópsia”, indicou ao CM o Hospital de Guimarães.

O funeral de Vânia, casada e à espera do primeiro filho, realiza-se esta quinta-feira em Corvite. A Entidade Reguladora da Saúde e a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde abriram um processo de avaliação e de inquérito.