Homem em paragem cardiorrespiratória é salvo por médica de folga no centro comercial Via Catarina, no Porto

Homem em paragem cardiorrespiratória é salvo por médica de folga no centro comercial Via Catarina, no Porto

Um homem de 61 anos que sofreu uma paragem cardiorrespiratória foi salvo por uma médica de Famalicão que se encontrava de folga neste sábado, quando tudo aconteceu, no centro comercial Via Catarina.

Links patrocinados

Isabel Freitas, de 30 anos, é médica e estaria a passar pelo centro comercial Via Catarina, onde tinha estacionado, quando viu um grupo de pessoas em volta de algo. Na altura não valorizou, porque o centro estava cheio e ia com pressa de encontro aos pais. O pai de Isabel ligou-lhe a dizer que alguém teria colapsado e a médica voltou para trás.

Quando chegou ao local, verificou a pulsação da vítima e pediu aos seguranças do Via Catarina para irem buscar o Desfibrilhador Automático Externo do centro e para chamarem o INEM.  “Ninguém verificou se o homem tinha pulso. Estavam à volta dele e diziam que estava roxo e não estava a respirar. As pessoas têm tendência para ficar a olhar, há uma inércia que não é por mal, é por falta de conhecimento”, contou a médica.

Links patrocinados

Isabel Freitas explicou ainda que “o tempo é muito importante” nestas situações. “Também sou médica na VMER e muitas vezes chegamos e não conseguimos reverter a situação”, explicou, acrescentando que “faria sentido os seguranças dos centros comerciais terem formação em suporte básico de vida, assim como haver cursos ou disciplinas logo nas escolas. É fácil e faz toda a diferença”, garante.

Leia Também: Telespectadores exigem expulsão de Ricardo do Big Brother após ter admitido violação no programa

Após Isabel Freitas ter conseguido reanimar o homem, a vítima foi ainda assistida pela VMER de Gaia e depois transportada para o Hospital de Santo António.

O homem de 61 anos, que se encontrava sozinho no centro comercial, não tinha conhecimento de nenhuma doença cardíaca, nem fazia qualquer medicação.