Homem morre após espera de duas horas por ambulância em Vila Real de Santo António

Homem morre após espera de duas horas por ambulância em Vila Real de Santo António

José Pedro Gomes, de 60 anos, perdeu a vida no passado dia 11, após mais de duas horas de espera por uma ambulância, no Serviço de Urgência Básica de Vila Real de Santo António.

Links patrocinados

José Pedro Gomes deu entrada no Centro de Saúde de Castro Marim com dores no abdómen e tosse. O resultado do teste à Covid-19 deu negativo, mas o seu estado de saúde agravou-se e foi transferido pelo INEM para o Serviço de Urgência Básica de Vila Real de Santo António, por volta das 12h00 do dia 11 de janeiro.

O diagnóstico feito pelo médico na SUB apontava para uma pneumonia, sendo pedida a sua transferência para o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, em Faro. No entanto, no relatório clínico não consta qualquer referência ao caráter de urgência do encaminhamento do doente, pelo que a ambulância tardou a chegar.

Links patrocinados

“A minha mãe perguntou pela ambulância, mas disseram-lhe para esperar. Às 17h00, decidi que não aguardava mais, liguei para o 112 e chegou logo”, recorda Pedro Gomes, filho de José Pedro.

Leia Também: Mulher morta a tiro pelo marido em Azeitão por boato de infidelidade

O homem acabou por entrar em paragem cardiorrespiratória e faleceu. “É inadmissível. A longa demora tirou-lhe qualquer hipótese de sobreviver”, explicou o filho.

A família da vítima já apresentou queixa no Ministério Público e no Serviço de Urgência Básica de Vila Real de Santo António e quer que as responsabilidades sejam apuradas.