Hospital de Faro engana-se e queima corpo da pessoa errada
Uma falha no Hospital de Faro levou à troca da identificação dos corpos de dois utentes falecidos e uma agência funerária recolheu o corpo errado para cremação.
O erro ocorreu no dia 3 de novembro e a falha já foi assumida pela administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve.
A identificação de dois doentes falecidos foi trocada, levando a que um dos corpos fosse equivocadamente recolhido por uma agência funerária para cremação. A falha também não foi detetada pela agência funerária e o corpo acabou mesmo por ser cremado.
Devido ao incidente, todo o Conselho de Administração do hospital colocou os cargos à disposição. Foi apresentado ainda um pedido de desculpas à família, oferecido apoio psicológico às famílias afetadas e aberto um inquérito interno para apurar como se deu o erro.
Leia Também: Jovem ladrão atropelado por dono de residência recebe 40 mil euros de indemnização, em Guimarães
Segundo o hospital, os “procedimentos de confirmação e verificação da identidade dos falecidos obedecem a várias normas de segurança, bem definidas na instituição, pretendendo o inquérito [interno] apurar os factos que estiveram na origem do erro e implementar alterações que se afigurem como necessárias”.