Imagens arrepiantes de multidão desesperada agarrada a avião militar que tenta descolar do Afeganistão
Centenas de civis invadiram o Aeroporto Internacional de Cabul para tentarem escapar da tomada de poder do país pelos talibãs.
Num vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver o momento em que uma multidão correu à frente de um avião militar da Força Aérea norte-americana, que tentava descolar numa das pistas do aeroporto de Cabul, no Afeganistão.
Os civis tentavam impedir que a aeronave levantasse voo. Nas mesmas imagens é possível ver ainda civis agarrados à parte de fora do avião.
Este incidente surge após a invasão do Afeganistão pelos Talibãs, que prometem um “governo islâmico inclusivo”, assegurou Suhail Shaheen. “Falaremos disso no futuro, quando a transição pacífica tiver acontecido”, acrescentou.
Leia Também: Jovem cantora prodígio comida viva por coiotes aos 19 anos
A ativista paquistanesa galardoada com o Prémio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, já se pronunciou sobre o assunto.
“Observamos em completo choque enquanto os Talibãs tomam controlo do Afeganistão. Estou profundamente preocupada com as mulheres, minorias e ativistas dos direitos humanos. Os poderes locais, regionais e globais devem pedir imediatamente um cessar-fogo, providenciar apoio humanitário e proteger os refugiados e os civis.”, escreveu a ativista.
Cabul this morning pic.twitter.com/9vz5HAA0fu
— Walter Mundell (@MundellWalter) August 16, 2021