Irmãos de 7 e 12 anos lutam contra o mesmo cancro. Pais não perdem a esperança

Irmãos de 7 e 12 anos lutam contra o mesmo cancro

Tomás e Marta Leal, de 7 e 12 anos, são dois irmãos de Marinhais, em Salvaterra de Magos, que estão a lutar contra o mesmo tipo de cancro, numa clínica em Pamplona.

Links patrocinados

Marta Leal foi diagnosticada com um osteossarcoma no fémur, em 2016. Começou por ser acompanhada no IPO, em Lisboa, mas os pais não quiseram amputar a perna da menina, recorrendo a uma clínica em Pamplona, que oferecia um tratamento alternativo.

Três anos depois, Tomás é diagnosticado com um osteossarcoma na tíbia. Em setembro de 2020, é diagnosticado com um tumor nos pulmões.

Links patrocinados

Marta precisou de cortar parte do fémur em 2020. Recentemente, colocou um aparelho de alongamento, para corrigir a diferença de altura entre as duas pernas, para ter um crescimento mais saudável.

José Leal, o pai dos dois irmãos conta que a menina já tirou os pontos e os médicos espanhóis mantêm a confiança no tratamento. A perna deverá crescer um milímetro por dia. “Poderá ser um processo doloroso, porque envolve esticar músculos e ligamentos, mas terá de ser feito agora enquanto o corpo ainda está em crescimento”, explica.

Leia Também: Cantor Armando Gama morre aos 67 anos

Tomás também já está a ser acompanhado pela clínica. “Neste momento, continua a fazer fisioterapia e está numa fase de vigilância, mas vai ter de passar por todo o processo que a irmã está a atravessar”, adianta.