Irmãos iraquianos detidos em Lisboa estavam a planear ataque terrorista

Irmãos iraquianos detidos em Lisboa estavam a planear ataque terrorista

Os dois irmãos iraquianos detidos em Lisboa na passada quarta-feira por suspeitas de terrorismo estavam a planear um ataque terrorista na Alemanha.

Links patrocinados

Ammar e Yasir, os dois irmãos iraquianos detidos em Lisboa na passada quarta-feira, entraram para o Daesh em 2014. Um irmão mais velho dos dois já se encontrava na rede terrorista desde 2004.

Ammar detinha a posição de “chefe” em Mossul, no norte do Iraque, e ambos participaram em crimes violentos contra a população daquele país. A situação foi primeiramente detetada por outro refugiado iraquiano, que reconheceu os dois irmãos e denunciou ao SEF de Leiria, a 26 de julho de 2017.

Links patrocinados

A 25 de outubro do mesmo ano, o Serviço de Informações e Segurança recebeu do estrangeiro a informação de que quatro homens estariam a planear um atentado na Alemanha em nome do Daesh e apontava Ammar e Yasir como prováveis suspeitos. Os irmãos foram considerados “um risco à segurança interna da Europa e, consequentemente, de Portugal”.

Leia Também: Terroristas do Estado Islâmico detidos em Portugal receberam apoios do Estado

No mês seguinte, Ammar terá entrado na Alemanha “para requerer asilo às autoridades de imigração de Ellwangen” e regressou a Portugal voluntariamente.

Estes acontecimentos constando despacho com que o Ministério Público apresentou, quinta-feira, os irmãos a juiz.