Isabela Sousa, Campeã mundial de bodyboard assume homossexualidade, um caso raro em Portugal

Isabela Sousa, Campeã mundial de bodyboard assume homossexualidade, um caso raro em Portugal

Isabela Sousa, tetracampeã mundial de bodyboard, tornou-se numa das raras atletas em Portugal a revelar publicamente a sua orientação sexual, ao assumir a sua homossexualidade através da rede social Instagram.

Links patrocinados

Isabela Sousa é seguida por quase 64 mil pessoas no Instagram, onde decidiu partilhar a sua orientação sexual. “Embora tenha sempre reservado esse espaço do Instagram para a minha vida profissional, este momento é especial: sim, eu gosto de meninas”, escreveu a atleta a 30 de Junho, mesmo no fim do mês do orgulho LGBTI.

Isabela Sousa é brasileira, mas vive em Portugal há quatro anos. Foi bicampeã de bodyboard em 2012 e tetracampeã em 2016.

Links patrocinados

Leia Também: Jovem de 19 anos morre afogada em lagoa de Sintra. Amigos assistiram a tudo

A atleta adiantou que na sua vida pessoal “todos sabiam”, mas, apesar de achar que este é um assunto “muito pessoal, muito íntimo” e não dever ser misturado com a vida profissional, decidiu assumir-se para normalizar isso no desporto, uma vez que já passou por “situações de preconceito” por parte de colegas, marcas e patrocínios.

Para a presidente da ILGA, a mais antiga associação dos direitos LGBTI em Portugal, esta é uma decisão individual, mas importante para que mais jovens na mesma situação se sintam à vontade, mas acrescenta que as estruturas desportivas devem fazer mais.