Jovem russa a viver na Ucrânia : “A minha cidade está a ser atacada, mas a minha mãe não acredita em mim”

Jovem russa a viver na Ucrânia : "A minha cidade está a ser atacada, mas a minha mãe não acredita em mim"

Oleksandra, uma jovem russa a viver em Kharkiv, na Ucrânia, acredita que a Rússia está a manipular a opinião dos cidadãos russos, através de propaganda na televisão.

Links patrocinados

“A minha cidade está a ser atacada, mas a minha mãe não acredita em mim”, contou a jovem à BBC. “Eu não queria assustar os meus pais, mas comecei a dizer-lhes que têm matado civis ucranianos e estão crianças a morrer”, disse ainda Oleksandra.

“Mas apesar de eles se preocuparem comigo, eles dizem que isso apenas acontece por acidente, que o exército russo nunca atingiria civis de propósito, que serão os ucranianos a matar o próprio povo”, explicou.

Links patrocinados

Oleksandra acredita que a reação dos pais se deve à informação transmitida pela imprensa russa, que é fortemente controlada pelo Kremlin. “Assusta-me quando a minha mãe cita exatamente o que é dito na TV russa. Eles estão a fazer uma lavagem cerebral às pessoas e as pessoas acreditam”, lamenta Oleksandra.

Leia Também: Oligarca ucraniano encontrado sem vida no Reino Unido

A jovem relembrou ainda o início da guerra, na quinta-feira da semana passada, quando viveu momentos de terror. “Quando ouvi as primeiras explosões, fui a correr soltar os meus cães e trazê-los para dentro de casa. As pessoas estavam em pânico, a abandonar os seus carros e casas. Eu estava aterrorizada”, contou.