“Manchas solares” gigantes levantam receios de tempestades solares avassaladoras

"Manchas solares" gigantes levantam receios de tempestades solares avassaladoras

Alguns investigadores internacionais estão preocupados com a presença de “manchas gigantes” na superfície do Sol, que poderão provocar tempestades solares com grandes impactos no planeta Terra.

Links patrocinados

Segundo o jornal britânico The Independent, este fenómeno astronómico é causado por uma concentração de fluxos magnéticos no Sol, que se pode manifestar em tempestades solares, lançando detritos contra a Terra, com efeitos destrutivos.

Para já, não são conhecidas quais as zonas do Sol que estão em maior risco de entrar em erupção solar, mas a maior mancha detetada, apelidada AR3055, tem mais de 100 mil quilómetros de diâmetro. As manchas detetadas que mais preocupam os investigadores encontram-se na direção do nosso planeta.

Links patrocinados

Leia Também: Bombeiros encontram mulher carbonizada ao combaterem fogo na Murtosa

Segundo alguns investigadores, estas manchas poderão provocar efeitos avassaladores no funcionamento normal da sociedade, provocando apagões elétricos, problemas em vários equipamentos eletrónicos, e perturbar o funcionamento de satélites, do sistema GPS e até na distribuição elétrica na Terra.

No entanto, segundo o Centro de Previsão Meteorológica Espacial, da Administração do Oceano e Atmosfera dos EUA, para já, as condições meteorológicas do Espaço mantêm-se estáveis.