Menino ucraniano de 11 anos atravessa a fronteira para a Eslováquia sozinho para fugir à guerra

Menino carregava uma mochila, um saco plástico e um passaporte, e tinha um número de telefone escrito na mão, segundo revelou uma publicação do Ministério eslovaco.

Links patrocinados

Um menino de 11 anos de Zaporizhzhia atravessou sozinho a fronteira entre a Ucrânia e a Eslováquia para fugir à guerra com a Rússia. Os pais da criança tiveram de ficar no país, tendo sido esta a única solução encontrada para afastá-lo dos constantes ataques russos.

A história foi partilhada nas redes sociais pelo Ministério da Administração Interna da Eslováquia através de uma publicação no Facebook.

Links patrocinados

Leia também: Jovem de 26 anos morta ao se voluntariar para entregar comida a abrigo de cães perto de Kiev

O menino, que viajou apenas com um saco de plástico, uma mochila e um passaporte, foi ter com familiares que vivem na Eslováquia, cujo contacto estava anotado na mão.

“Ele veio sozinho, porque os pais ficaram na Ucrânia. Os voluntários cuidaram dele, deram-lhe comida e água”, começou por revelar o Ministério pelo Facebook.

“Ele conquistou-nos a todos com o seu sorriso e determinação dignos de um verdadeiro herói”, dizia o comunicado. Não está claro porque razão o menino não pode vir com os pais ainda, e quais os transportes que teve que apanhar.

O sorriso e a garra do jovem não deixaram ninguém indiferente e as fotografias que acompanham a publicação são uma prova disso mesmo.

Relembre-se que os militares russos atacaram Zaporizhzhia para tomarem a sua central nuclear – a maior central nuclear da Europa. Pelo menos três pessoas morreram e um incêndio deflagrou nas redondezas que podia ter sido um pesadelo: se o núcleo do reator fosse exposto, a radiação poderia espalhar-se por uma grande área.