Obra no Palácio da Ajuda deixa portas das casas a mais de um metro e meio do chão

Obra no Palácio da Ajuda deixa portas das casas a mais de um metro e meio do chão

As obras realizadas na Calçada da Ajuda, em Lisboa, deixaram cinco casas com a porta de entrada a mais de um metro do chão da rua.

A obra tinha como objetivo principal fazer a conclusão do remate do Palácio Nacional da Ajuda, que ficou inacabado há mais de dois séculos. Foi incluído na empreitada o melhoramento do acesso ao palácio, mas foram feitas alterações a nível estrutural e paisagístico que tiveram repercussões na arquitetura local.

Em causa estão cinco habitações, que viram o nível do passeio descer, sem que fosse realizado o ajustamento correto para manter a distância que havia entre a porta e o passeio. Assim, as casas têm agora uma entrada a mais de um metro de altura do chão.

Leia Também: Dois russos são os novos suspeitos de raptar Maddie no Algarve

À medida que a rua sobe, também a largura do passeio vai diminuindo, o que dificulta a circulação de peões e cadeirantes.

O presidente da junta de freguesia da Ajuda, Jorge Marques, garante que a obra está inacabada e que irão ser construídos acessos às habitações assim que possível. Jorge Marques esclarece ainda que esta não é uma situação urgente, uma vez que as casas fazem parte do serviço da GNR e não se encontram habitadas. Contudo, garante que as obras serão acabadas o quanto antes.