Acaba hoje o oxigénio do submarino desaparecido com 53 pessoas
Zona onde o submarino desapareceu ronda os 700 metros de profundidade.
É uma triste corrida contra o tempo. As equipas de resgate da Indonésia e de outros países estão a tentar localizar o submarino que desapareceu esta semana perto da ilha de Bali, com 53 pessoas a bordo. Sabe-se que aquela embarcação tem reservas de oxigénio apenas para 3 dias, oxigénio esse que se esgota esta noite.
Joko Widodo, Presidente da Indonésia deu ordens para que “não sejam poupados esforços” nas operações de busca e resgate, afirmando que “a única prioridade é resgatar a tripulação”, mas a verdade é que o tempo urge. As autoridades navais perderam o contacto com o submarino ‘KRI Nanggala-402’ na quarta-feira de madrugada (terça-feira à noite em Lisboa), o que significa que as reservas de oxigénio se esgotam esta noite.
Esta quinta-feira, um navio da Marinha indonésia equipado com sonar detetou um grande objeto metálico a menos de 100 metros da superfície, mas não foi possível confirmar imediatamente se se tratava do submarino.
A embarcação, construída em 1977 na Alemanha e ao serviço da Marinha indonésia desde 1981, tem capacidade para mergulhar até aos 250 metros, sendo que a profundidade na zona onde desapareceu ronda os 700 metros. Se o submarino se afundou até àquela profundidade, muito provavelmente implodiu ou sofreu danos estruturais catastróficos.