Pastilha elástica experimental pode reduzir a carga viral de Covid-19 em 95%

Pastilha elástica experimental pode reduzir a carga viral de Covid-19 em 95%

Os investigadores estão a desenvolver uma pastilha elástica experimental que pode ajudar a travar a disseminação de Covid-19 com uma eficácia de 95% na redução da carga viral.

Links patrocinados

Uma pastilha elástica experimental que contém uma proteína capaz de “reter” as partículas de SARS-CoV-2, pode ser capaz de reduzir a quantidade de vírus presente na saliva, reduzindo assim a carga viral emitida em espirros e quando as pessoas falam, tossem ou respiram.

A pastilha elástica contém cópias da proteína  ACE2, que é frequentemente encontrada na superfície das células, que o vírus usa como forma de entrar nas células e infetá-las. Assim, o vírus presente na saliva “agarra-se” às proteínas ACE2, reduzindo a carga viral na saliva.

Links patrocinados

Nos primeiros estudos, realizados em tubos de ensaio, a carga viral presente nas amostras foi reduzida em mais de 95%.

Leia Também: “O que eu estou a pedir é um tecto para ele viver com dignidade”: Idoso com Alzheimer despejado da sua casa de 30 anos em Cascais

Segundo a equipa de investigadores, da Universidade da Pensilvânia, a pastilha elástica tem o mesmo aspeto e sabor que uma pastilha elástica convencional e pode ser armazenada durante anos a temperaturas normais, podendo ser particularmente útil em países onde as vacinas ainda não estão amplamente distribuídas ou acessíveis.