Peixe “morde-testículos”, com dentes, encontrado nas águas europeias

Peixe "morde-testículos", com dentes, encontrado nas águas europeias

O peixe conhecido como “morde-testículos”, tipicamente encontrado no rio Amazonas, foi encontrado na costa sul da Suécia por um pescador.

Links patrocinados

O “morde-testículos” é um peixe da espécie pacu, um peixe com dentes, com cerca de vinte centímetros, bastante conhecido pelas populações dos sítios banhados pelo rio Amazonas. Este peixe foi encontrado bastante longe do seu habitat, nas águas do sul da Suécia, através de uma armadilha para enguias.

Segundo Henrick Carl, do Museu de História Natural da Dinamarca, este peixe não é perigoso, mas já houveram “incidentes na Papua Nova Guiné em que alguns homens tiveram os testículos arrancados”. Estes peixes “mordem porque estão com fome e os testículos assentam bem na boca”, explica.

Links patrocinados

Henrick explica ainda que este peixe ataca tudo o que estiver ao seu alcance quando tem fome, embora seja uma espécie vegetariana.

Leia Também: Médico morre com Covid-19 após meses sem ver a família devido à pandemia

Em 2015, o ecologista Mark Diamond alertou para o perigo de se encontrar estes animais em locais cada vez mais frios. “Embora estes peixes não possam sobreviver aos climas mais frios (…), a descoberta destaca um problema real – que soltar plantas ou animais de estimação exóticos indesejados nos rios pode ter graves consequências para a vida selvagem nativa”, explicou.