Em menos de 48 horas, petição para afastar Ivo Rosa já conta com 135 mil assinaturas

Menos de 48 horas depois de ter sido anunciado que José Sócrates não iria a julgamento pelos crimes de corrupção, milhares de portugueses uniram-se pela mesma causa e pedem o afastamento do juiz Ivo Rosa de toda a magistratura.

Já conta com mais de 130 mil assinaturas a petição pública que pede o afastamento do juiz Ivo Rosa. A petição foi criada depois da decisão instrutória ter anunciado que fez cair 25 crimes dos quais o ex-primeiro-ministro José Sócrates era acusado. O número de pessoas a assinar a petição pública continua a aumentar a uma velocidade nunca antes vista em Portugal.

O autor da petição dirige-a ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao Provedor de Justiça e ao presidente do Supremo Tribunal de Justiça e acusa o magistrado de parcialidade e “erros judiciais lesivos ao Estado e à Nação Portuguesa”.

Leia Também: Pedro Abrunhosa revolta-se: “Ilibar Sócrates e Salgado por corrupção é passar carta branca ao roubo institucional”

“A conduta do Sr. Juiz Ivo Rosas já foi várias vezes posta em causa por parte do MP, por este sistematicamente violar as Leis, e criticado por Juízes desembargadores sobre decisões tomadas”, defende o documento.

O antigo primeiro-ministro irá a julgamento acusado de seis crimes, em vez dos 31 iniciais, três de branqueamento de capitais e três de falsificação. As críticas à decisão de Ivo Rosa têm sido notórias nas redes sociais.

Pode encontrar a petição pública aqui.