Morreu Paula Rego

Pintora Paula Rego morre aos 87 anos

A pintora Paula Rego faleceu na manhã desta quarta-feira, em Londres. Paula Rego foi uma das mais prestigiadas e premiadas artistas portuguesas internacionalmente. 

A informação foi avançada por fonte próxima da família. O galerista Rui Brito refere que a pintora “morreu calmamente em casa, junto dos filhos”.

Paula nasceu em 1935, em Lisboa, durante o regime de António Oliveira Salazar. Com 16 anos, mudou-se para Inglaterra, porque os seus pais queriam que vivesse num país livre.

A artista deu os primeiros passos no mundo da arte na Slade School of Art, em Londres, entre 1952 e 1956, onde acabou por conhecer Victor Willing, o homem com quem viria a casar em 1959.

Leia Também: Braço direito de Fernando Madureira e mais oito pessoas detidas pelo homicídio na festa do título do FC Porto

No entanto, o seu sucesso no mundo da arte surgiu após a morte do marido, em 1988. A artista expôs a solo na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e no Museu de Serralves, no Porto, seguindo-se uma exposição na Serpentine Gallery, em Londres. Com o reconhecimento, ganhou uma residência na National Gallery, também em Londres.

Em 2004, recebeu a distinção de Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, pelo presidente Jorge Sampaio, e em 2010 foi distinguida com o grau de Dama Comandante da Ordem do Império Britânico, pela rainha Isabel II.

Exit mobile version