Portugal decreta três dias de luto nacional pela morte da Rainha Isabel II

Portugal decreta três dias de luto nacional pela morte da Rainha Isabel II

Portugal decretou esta quinta-feira três dias de luto nacional pela morte da Rainha Isabel II, que se irão cumprir nos dias 18, 19 e 20 de setembro.

A decisão foi aprovada esta quinta-feira em Conselho de Ministros, através da aprovação de um decreto que pretende prestar uma “justa homenagem a sua Majestade a Rainha Isabel II”.

“Sua Majestade a Rainha Isabel II do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte marcou profundamente a segunda metade do século XX e o primeiro quartel do século XXI. Assim, neste momento de prolongado e profundo luto no nosso mais antigo Aliado, entende o Governo declarar o luto nacional nos dias 18, 19 e 20 de setembro de 2022”, explicou o Conselho de Ministros.

Leia Também: Marcelo relaxa na praia em Luanda antes da tomada de posse de João Lourenço

A Rainha Isabel II faleceu na passada quinta-feira, dia 8 de setembro, mas o seu funeral só irá ser realizado na próxima segunda-feira, dia 19 de setembro, numa cerimónia em que Portugal irá estar representado por Marcelo Rebelo de Sousa. O dia do funeral da Rainha será dia de luto nacional em Portugal, assim como o dia anterior e o dia seguinte, entre os dias 18 e 20 de setembro.