Portugueses obrigados a ir viver para Espanha e trabalhar em Portugal devido ao preço das casas

Portugueses obrigados a ir viver para Espanha e trabalhar em Portugal devido ao preço das casas

A subida do preço das casas em Portugal está a obrigar os portugueses a procurar habitação em Espanha, apesar de trabalharem em Portugal.

Links patrocinados

O novo fenómeno é provocado pela especulação imobiliária que tem crescido nos últimos anos em Portugal. Em poucos quilómetros, o preço das habitações pode variar centenas de milhares de euros – basta passar a fronteira.

Em Chaves, uma casa custa cerca de 120 mil euros. Passando a fronteira, em Orense, uma casa com condições semelhantes custa 44 mil euros. Trata-se de quase um terço do valor praticado em Portugal.

Links patrocinados

O mesmo se verifica mais a norte, na região de Vigo. Os apartamentos com cerca de 170 metros quadrados rondam os 39 500 euros.

Leia Também: Homem nu é preso a um poste por popular por andar a destruir carros em Portimão

No Sul, a discrepância é menor, mas ainda é significativa. No Algarve, viver num condomínio com piscina, campo de jogos e jardim custa, no mínimo, 650 euros. Em Espanha, junto à fronteira, facilmente se encontra um condomínio com as mesmas condições por volta dos 450 euros.

Felizmente para os portugueses nesta situação, viver entre os dois países acarreta pouca burocracia: é apenas necessário o registo na autarquia espanhola local e o registo fiscal caso o período de residência for maior do que 183 dias.