Ricardo Salgado poderá escapar da prisão por ter Alzheimer

A defesa de Ricardo Salgado quer suspender o processo em que o arguido é acusado de três crimes de abuso de confiança, alegando que o ex-banqueiro sofre de Alzheimer.

O atestado médico de Ricardo Salgado confirma a existência de demência e o especialista que examinou o antigo banqueiro garante que este está limitado na sua capacidade de prestar declarações em pleno uso das suas faculdades cognitivas.

Os sintomas começaram há três ou quatro anos e o médico sublinha que um contexto de stress emocional ou ansiedade pode continuar a agravar o quadro clínico. Ricardo Salgado, de 77 anos, tem dificuldade em realizar tarefas cognitivas de maior complexidade, perda de autonomia e alteração da marcha com desequilíbrio.

A defesa de Ricardo Salgado quer a suspensão do processo e garante que “a execução de qualquer pena de prisão que venha, eventualmente, a ser determinada, terá de ser imediatamente suspensa”.

Leia Também: Mulher violada no comboio à frente dos outros passageiros. Ninguém se levantou para ajudar

Os advogados Francisco Proença de Carvalho e Adriano Squilacce apresentaram o requerimento para a suspensão do processo na mesma semana em que vão ser ouvidas as últimas testemunhas, a 22 de outubro, sexta-feira, a mesma data em que estão previstas também as alegações finais.