Rita Pereira dá resposta e arrasa críticos que lhe apontaram o dedo por fazer tranças: “Não posso ficar calada deixando que me apontem o dedo”

Rita Pereira coloca ponto final na polémica sobre apropriação cultural com tranças

A atriz Rita Pereira foi fortemente criticada e acusada de “apropriação cultural” ao mudar radicalmente o seu visual e aparecer de tranças. Ao fim de vários dias de acusações, a artista decidiu pronunciar-se sobre o assunto e colocar um ponto final na polémica.

Links patrocinados

Nas redes sociais, foram muitos os comentários a acusar a atriz de apropriação cultural. “Farta dessa Rita Pereira. Isso chama-se apropriação cultural caramba!” e “Farta de não ter ninguém que lhe diga que ela só parece palhaça com tanta apropriação” são apenas alguns dos exemplos desse tipo de comentários.

“Desde que me conheço como gente que sou contra a desigualdade, a segregação racial, a discriminação social, o racismo. (…) Não sou eu, uma branca privilegiada que devo falar sobre isto, mas tendo consciência plena deste privilégio e da influência que tenho no meu país, não posso ficar calada deixando que me apontem o dedo como ‘desinformada'”, explicou a atriz.

Links patrocinados

Leia Também: Morreu Maria de Lourdes Modesto, o rosto da culinária na televisão portuguesa

“Devido à minha história de vida em relação à cultura africana, o facto de respeitar, admirar e honrar a cultura, sendo ativista em relação ao racismo, faz com que não seja uma apropriação cultural mas sim admiração cultural”, acrescentou ainda.

Leia a mensagem na íntegra:

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Rita Pereira (@hyndia)