Rússia mata maior empresário de cereais da Ucrânia e exigem saber por que motivo

Rússia mata maior empresário de cereais da Ucrânia, que exige saber porquê

 O maior empresário de cereais da Ucrânia, Oleksiy Vadatursky, e a sua esposa, foram mortos num ataque russo. Alguns responsáveis ucranianos acreditam que o homicídio tenha sido intencional e que possa significar um novo bloqueio portuário.

Links patrocinados

Andriy Kostin, recém-nomeado procurador-geral da Ucrânia, anunciou esta segunda-feira que o país está a investigar a hipótese do homicídio do casal ter sido intencional.

Oleksiy e Raisa Vadatursky morreram no passado dia 31 de julho, na sequência de um ataque a Mykolaiv, no sul da Ucrânia. Volodymyr Zelensky classificou o ataque como um dos “mais brutais” desde o início da invasão russa, com mais de 40 mísseis lançados contra vários alvos da cidade.

Links patrocinados

Leia Também: “Na Ucrânia pedi a um jovem repórter para pagar as minhas despesas”: Judite Sousa denuncia falta de condições de trabalho na CNN Portugal

O quarto do casal, localizado numa grande casa, foi atingido várias vezes, enquanto as outras habitações da mesma área permaneceram intactas. Por esta razão, alguns responsáveis do governo ucraniano acreditam que a morte do empresário tenha sido intencional e que este seria o alvo do ataque.

Oleksiy Vadatursky, de 74 anos, era o dono da Nibulon, uma das maiores empresas agrícolas da Ucrânia, que possui 81 navios e foi responsável pela exportação de 5,64 milhões de toneladas de cereais para 38 países em 2021.