Milhares de russos estão a tentar fugir para a Finlândia

Milhares de russos tentam escapar para a Finlândia

Milhares de russos tentam escapar diariamente da Rússia através da fronteira terrestre com a Finlândia. Esta sexta-feira o tráfego está mais movimentado do que o normal.

Segundo a agência Reuters, que cita um porta-voz da guarda fronteiriça finlandesa, o tráfego da fronteira terrestre entre a Finlândia e a Rússia está “bastante movimentado” esta sexta-feira. “Esta manhã continua muito movimentada, talvez com mais movimento do que ontem”, refere o porta-voz.

Leia Também: António Costa compra T1 de luxo novo em Lisboa mais barato que cave de prédio com 50 anos

Esta quinta-feira, passaram pela fronteira 7 mil pessoas vindas da Rússia, das quais 6 mil tinham nacionalidade russa. Estes números configuram um aumento de 107% em relação ao mesmo dia da semana passada, o que revela um crescente fluxo de pessoas para fora da Rússia.

Em Vaalima, foram registadas filas de carros com 500 metros a tentar entrar na Finlândia, esta sexta-feira. A Finlândia parece, no entanto, estar a ser vista como ponto de passagem pelos russos, uma vez que são poucos os pedidos de asilo feitos ao país. Esta quinta-feira foram registados 3 pedidos de asilo, mas na semana passada não foram registados quaisquer pedidos.