Semana de trabalho com apenas quatro dias úteis foi um “sucesso gigante” na Islândia

Semana de trabalho com apenas quatro dias úteis foi um "sucesso gigante" na Islândia

Na Islândia, as semanas de trabalho com apenas quatro dias úteis trouxeram benefícios para a saúde mental dos trabalhadores e não prejudicaram ou até melhoraram a produtividade das empresas.

Links patrocinados

Os testes com a semana de trabalho de apenas quatro dias na Islândia foram “um sucesso gigante”, de acordo com os investigadores dos estudos.

A experiência foi realizada pelo laboratório de ideias Autonomy, no Reino Unido, e a Association for Sustainability and Democracy, na Islândia. Entre 2015 e 2019, os trabalhadores recebiam o mesmo por trabalhar menos horas. Segundo as conclusões do estudo, na maioria dos locais de trabalho, a produtividade foi mantida ou até mesmo melhorada.

Links patrocinados

O bem-estar dos participantes também melhorou em vários indicadores, destacando-se a redução do risco de burnout.

Segundo a BBC, com os resultados apresentados por este estudo, 86% da força de trabalho islandesa já decidiu trabalhar menos horas pelo mesmo salário ou em breve terá direito a fazê-lo.

A mesma experiência está a ser desenvolvida na Espanha e Nova Zelândia e, segundo o The Independent, o Reino Unido também irá testar esta formula.