Supermercados apanhados pela ASAE a cobrar mais na caixa e com pesagens adulteradas

Supermercados apanhados pela ASAE a cobrar mais na caixa e com pesagens adulteradas

A ASAE preparou uma megaoperação para esta quarta-feira, que envolveu 38 brigadas e 80 inspetores para fiscalizar os preços praticados nos supermercados.

Esta quarta-feira, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica levou a cabo uma fiscalização dos preços fixados em prateleira e dos pagos nas caixas de híperes e supermercados de norte a sul do País.

Segundo Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, a megaoperação da ASAE foi motivada pela observação do aumento do preço dos alimentos em mais do dobro da inflação.

“Portugal tem uma inflação geral de 8,6%, abaixo da média da União Europeia de 10%, mas, no que respeita aos produtos alimentares, o preço do cabaz aumentou mais do dobro da inflação, 21,1%”, explicou Nuno Fazenda.

Leia Também: Tiktok vai limitar uso da aplicação a uma hora por dia

Ao todo, foram fiscalizadas 123 superfícies comerciais e foram detetadas várias irregularidades, como valores diferentes entre os preços afixados nas prateleiras e os preços praticados em caixa, diferenças entre o peso anunciado e o peso real e balanças sem o certificado em dia. Em alguns casos, os cereais custavam 33% mais na caixa do que o preço assinalado na prateleira.

A megaoperação resultou em dez processos-crime e 12 contraordenações.