Talibãs irritados porque os americanos deixaram helicópteros que não funcionam
Os talibãs terão ficado irritados pelos Estados Unidos terem deixado os helicópteros do Exército Nacional afegão destruídos e inoperacionais.
A presença militar de um exército num país requer o envio de muito material bélico para o país ocupado. No entanto, na hora de abandonar o país, como aconteceu agora com as forças militares norte-americanas ao abandonar o Afeganistão, o transporte de todo o material acumulado ao longo dos anos é muito dispendioso e acaba por ser deixado para trás.
Foi isso que aconteceu no Iraque, quando o exército norte-americano abandonou o país e lá deixou todo o seu material, incluindo jipes, tanques, munições e armas. Alguns grupos rebeldes, como o grupo que controla o Estado Islâmico, terão aproveitado essa situação e tomado posse desses materiais, utilizando-os para se armarem e conquistar mais território.
Leia Também: O último adeus de Sharon Stone ao sobrinho de 11 meses
Foi com isso em mente que o exército dos Estados Unidos se precaveu desta vez e decidiu deixar todos os helicópteros, incluindo os que pertenciam ao exército nacional afegão, inoperáveis.
Segundo um correspondente do Al Jazeera, os talibãs consideraram esta ação dos norte-americanos uma traição, uma vez que consideram aquele material “património nacional”. “Somos o governo agora e isto poderia ter sido de grande utilidade para nós”, afirmaram os insurgentes.