Talibãs irritados porque os americanos deixaram helicópteros que não funcionam

Talibãs irritados porque os americanos deixarem helicópteros que não funcionam

Os talibãs terão ficado irritados pelos Estados Unidos terem deixado os helicópteros do Exército Nacional afegão destruídos e inoperacionais.

Links patrocinados

A presença militar de um exército num país requer o envio de muito material bélico para o país ocupado. No entanto, na hora de abandonar o país, como aconteceu agora com as forças militares norte-americanas ao abandonar o Afeganistão, o transporte de todo o material acumulado ao longo dos anos é muito dispendioso e acaba por ser deixado para trás.

Foi isso que aconteceu no Iraque, quando o exército norte-americano abandonou o país e lá deixou todo o seu material, incluindo jipes, tanques, munições e armas. Alguns grupos rebeldes, como o grupo que controla o Estado Islâmico, terão aproveitado essa situação e tomado posse desses materiais, utilizando-os para se armarem e conquistar mais território.

Links patrocinados

Leia Também: O último adeus de Sharon Stone ao sobrinho de 11 meses

Foi com isso em mente que o exército dos Estados Unidos se precaveu desta vez e decidiu deixar todos os helicópteros, incluindo os que pertenciam ao exército nacional afegão, inoperáveis.

Segundo um correspondente do Al Jazeera, os talibãs consideraram esta ação dos norte-americanos uma traição, uma vez que consideram aquele material “património nacional”. “Somos o governo agora e isto poderia ter sido de grande utilidade para nós”, afirmaram os insurgentes.