Tempestade Célia a caminho de Portugal e ameaça estragar o Natal

Tempestade Célia a caminho de Portugal e ameaça estragar o Natal

A tempestade Célia aproxima-se de Portugal e traz consigo ventos fortes, forte ondulação e muita chuva, que ameaça estragar as festividades do Natal.

A informação foi avançada pelo grupo de meteorologistas “Meteo Trás os Montes”, através da sua página de Facebook. O grupo de meteorologia aponta muita chuva para a noite de Natal, mas também a possibilidade de um “ciclone bomba”, caracterizado por vento muito forte.

“Na noite de Natal, além da muita chuva em perspetiva, poderemos assistir a um rápido cavamento de uma depressão a noroeste da Península, não se exclui que o faça de uma forma explosiva (ciclone bomba), que traria um importante temporal de vento em especial na vertente atlântica peninsular”, pode ler-se no alerta emitido pela página de meteorologia.

Leia Também: Almeirim pune com multa dizer palavrões em eventos desportivos

“Quanto mais juntas estiverem as isóbaras (linhas que unem os pontos com a mesma pressão atmosférica) nos mapas, mais intenso será o vento. Vemos neste momento simulações a colocar a pressão no centro da depressão em torno aos 975 hPa e a linha dos 1000 hPa em Lisboa, um gradiente significativo que geraria fortes ventos e um forte temporal marítimo”, explicam ainda os meteorologistas.