Ucraniano afunda iate de 7 milhões do patrão bilionário russo, produtor de armamento

Ucraniano afunda iate de 7 milhões do patrão bilionário russo, produtor de armamento

Um cidadão ucraniano, de 55 anos, afundou parcialmente o iate “Lady Anastasia”, um iate avaliado em sete milhões de euros, onde trabalhava há 10 anos, na sequência da invasão russa à Ucrânia.

Links patrocinados

O iate, avaliado em sete milhões de euros, pertence ao bilionário russo Alexander Mijeev, presidente executivo da Rostec, uma empresa russa produtora de armamento.

O ucraniano trabalhava há cerca de 10 anos no “Lady Anastasia”, que tem 48 metros de comprimento e cinco camarotes, mas decidiu afundar a embarcação por considerar o chefe “um criminoso”. “O meu chefe é um criminoso que vende armas que matam o povo ucraniano”, disse o ucraniano quando foi detido.

Links patrocinados

Em tribunal, o homem garantiu não estar arrependido do que fez e explicou que decidiu afundar o barco após ver as notícias sobre a guerra na Ucrânia. “Havia um vídeo de um ataque de um helicóptero a um edifício de Kiev. O armamento utilizado é produzido pela empresa do proprietário do barco. Estavam a atacar inocentes”, contou.

Leia Também: Presidente ucraniano assina pedido formal de adesão à União Europeia

O ucraniano decidiu então fechar as válvulas de combustível, para evitar que fosse derramado combustível para a água, e desligar a eletricidade, para não causar um incêndio. De seguida, abriu uma válvula na casa das máquinas e outra na zona onde vive a tripulação, para deixar entrar água, e alertou a tripulação, para evitar danos pessoais.