“Vão-se fod**”: Soldado ucraniano que insultou russos na Ilha recebe medalha de ouro

O soldado ucraniano que insultou o navio de guerra russo que atacou a Ilha das Serpentes no início da invasão russa foi libertado e condecorado pelos seus serviços.

Links patrocinados

Roman Hrybov, um guarda de fronteira ucraniano, foi o homem responsável pela comunicação entre as forças ucranianas que estavam a defender a Ilha das Serpentes no dia da invasão à Ucrânia e um navio de guerra russo, que atacou a ilha.

Quando o navio de guerra russo ordenou que os ucranianos pousassem as suas armas, o militar ucraniano respondeu pelo rádio: “Navio de guerra russo, vá-se fo***”. A gravação da comunicação entre os militares ucranianos e russos foi publicada nas redes sociais e a frase rapidamente se tornou num símbolo da resiliência ucraniana.

Links patrocinados

Inicialmente, foi reportado que os 13 guardas ucranianos presentes na ilha teriam sido mortos, mas mais tarde foi confirmado que estariam 19 soldados na ilha no momento do ataque e teriam sido todos presos. Os soldados foram agora libertados na primeira grande troca de prisioneiros com a Rússia e condecorados.

Leia Também: Vladimir Putin e Ministro da Defesa russo escondidos em bunkers nucleares

Volodymyr Zelensky anunciou no passado domingo que “alguns dos soldados morreram, alguns foram feitos prisioneiros”. “Todos aqueles que foram feitos prisioneiros foram trocados. A Rússia veio com esta proposta. Trocámo-los sem hesitação… Aqueles que morreram são heróis”, afirmou.